Polis vai requalificar Praia Norte no novo Parque Urbano de Viana do Castelo

15 de Novembro de 2016

É na Praia Norte que vai nascer muito em breve o novo parque urbano da cidade de Viana do Castelo. O projecto, para o qual está previsto um investimento de 3,5 milhões de euros, foi ontem apresentado aos vianenses pelo presidente do município vianense, José Maria Costa, e pelo presidente da ARH Norte – Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado. As obras arrancam já no próximo mês de Março.

O projecto está incluído nas intervenções do Programa Polis Litoral Norte e prevê duas fases, que decorrerão em simultâneo, assentando na defesa costeira e protecção de pessoas e bens na frente marítima da Praia Norte e a respectiva requalificação de toda esta frente marítima.

Apresentado pelo gabinete de arquitectura, o projecto previsto para a Praia Norte prevê quatro grandes praças: a Praça da Cultura (que inclui um anfiteatro e um novo restaurante panorâmico), uma Praça de Praia e do Conhecimento (com novas infraestruturas para uma biblioteca e de apoio à investigação, onde está incluída uma grande ‘caixa de areia’), uma Praça do Desporto (com um edifício de apoio à actividade desportiva) e uma Praça de Lazer e Bem-Estar (de apoio à praia, onde está prevista uma estrutura destinada a terapias com algas e a banhos e massagens, em memória da praia medicinal que ali existiu).

O projecto de requalificação da Praia Norte contempla, ainda, um parque de estacionamento com capacidade para 152 lugares e uma zona de lazer e merendas junto da capela de S. Pedro.

Apesar de algumas vozes críticas quanto ao projecto apresentado, o autarca José Maria Costa defende que “este é um projecto que vai de encontro ao que queríamos para a Praia Norte, com equipamentos multigeracionais e que irão torná-la num espaço muito mais atractivo para quem a costuma usufruir e atraindo também novos públicos e visitantes”.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo confessou que “este não foi um projecto fácil”, mas garantiu que o grande objectivo é fazer da Praia Norte um novo parque urbano da cidade, do qual todos possam usufruir. “Gostaria que os vianenses ficassem sossegados quanto à eficácia deste projecto”, frisou, indicando que “as sugestões e críticas não vão cair em saco roto”.

Fonte: CORREIO DO MINHO

[URIS id=2493]