Braga: novo edifício vai reforçar oferta de casas no centro histórico – Obra com a participação da JCSS
5 de Dezembro de 2021
Investimento de 20 milhões é levado a cabo pela OniRodrigues e inclui lojas e requalificação do espaço público.
O centro histórico de Braga vai abraçar um novo imóvel: o Edifício Carvalhal, que vem aumentar a oferta de casas nesta cidade milenar. Mas não só. Com um investimento total na ordem dos 20 milhões de euros, o Grupo Onires vai também criar espaços comerciais neste edifício e ainda requalificar o espaço público envolvente.
O Edifício Carvalhal trata-se, portanto, de um prédio que vai oferecer um total de 60 casas no centro de Braga, todas com lugares de estacionamento. E vai ainda destinar 10 frações ao comércio e serviços da cidade. Este imóvel conta com a assinatura do atelier Carvalho Araújo e Big Arquitetura, sendo que as especialidades estão a cargo da BO Associados, revelam em comunicado enviado às redações.
Este é um projeto levado a cabo pelo Grupo Onires, através da sua participada OniRodrigues, que representa um investimento de 20 milhões de euros. Com este projeto urbanístico, o grupo espera “consolidar a atual malha urbana na zona do Campo da Vinha” e ainda “potenciar a revitalização e o rejuvenescimento do centro histórico” de Braga.
Obras do novo edifício já arrancaram
A verdade é que as obras do Edifício Carvalhal já arrancaram e na fase de construção o grupo estima criar cerca de 400 empregos diretos. Note-se que os trabalhos de construção englobam os terrenos com frente para o Campo da Vinha, para a rua do Carvalhal e para o caminho pedonal que liga o Campo da Vinha ao largo de S. Francisco, explicam no documento.
O projeto contempla a “regeneração e a requalificação do espaço público envolvente” e segundo João Rodrigues Serino, administrador do Grupo Onires, esta pode ser mesmo “a maior obra de sempre ao nível da reabilitação urbana da cidade de Braga”.
E acrescenta que “esta obra constitui uma mais-valia que proporcionará a Braga, uma cidade cada vez mais cosmopolita, a fixar locais e não locais e que está perfeitamente alinhada com o conceito de viver no centro histórico”. Na visão de João Serino, o Edifício Carvalhal vai mesmo tornar-se “numa referência da arquitetura Bracarense” e “será um verdadeiro ícone da cidade”.
Fonte: Idealista